Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber se Paulo tinha uma profissão antes de se converter ao cristianismo, se tinha alguma formação, sabemos que ele trabalhou como fazedor de tendas, mas gostaria de saber no período antes da conversão.



  • Pergunta de Gleyce Machado, Vila Velha / ES
  • 24466
  • 04/07/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Paulo de Tarso |


Olá Gleyce Machado de Vila Velha / ES!

Sobre a personagem Paulo já chegaram até o site inúmeras perguntas. Poderás ampliar teu conhecimento sobre Paulo lendo as respostas que mais te interessam. É muito fácil, no lado direito da primeira página do site tem Assuntos tratados e só clicar e vai te abrir inúmeros temas bíblicos tratados nas respostas, e depois é só escolher.

Olhando os livros de biografia sobre Paulo encontramos no início a sua origem educação, estudos profissão etc.

Queres saber de Paulo antes da conversão.

A educação de Paulo no Judaísmo.

Paulo tendo nascido em um ambiente de cultura helenística, recebeu muita influência do helenismo e dos cultos mistéricos esparramados pela Ásia Menor. Entretanto seus pais não queriam um filho com esta educação, sendo judeus se preocuparam em transmitir a tradição judaica. E sua educação a partir de sua casa foi fundamentalmente judaica. Em Tarso ele aprendeu de seu pai uma arte manual, aquela de fabricante de tendas com peles e cabras (conf. Atos 18,3) e junto com a profissão assimilou o conhecimento da Lei Judaica. Não se sabe se em Tarso, tivesse Sinagoga e junto a ela uma escola para meninos judeus.

Mas seus pais resolveram mandá-lo a Jerusalém para conhecer em profundidade a lei judaica e se tornar um fariseu. Entrou na Escola de Gamaliel, (conf. Atos 22,3) considerada uma escola de interpretação moderada da Lei Judaica, não era uma escola rígida quanto a pratica da Lei. Assim aos pés de Gamaliel ele foi instruído com muita sabedoria no conhecimento da Lei dos Pais; conheceu a Bíblia, o zelo pela observância da Lei, as tradições judaicas e o farisaísmo na interpretação da lei. A hermenêutica dos textos paulinos, muitas vezes aparentam traços do rabinismo, que vieram desta formação em Jerusalém.

As condições jurídicas de Paulo antes de sua conversão a Jesus.

Sabemos que Paulo era Fariseu (conf. Atos 26,5; Fl 3,5), ou mesmo Escriba (tinha feito o curso com Gamaliel que lhe dava o direito de ser rabino), alguns afirmam que era membro do Sinédrio (conf. Atos 26,10), pois votava quando eram acusados os cristãos. Lembramos a morte de Estevão (conf. Atos 7,58;v8,1) e a perseguição aos cristão com um piquete de soldados (conf. Atos 8,3).

Consulta:

ZEDDA, SILVÉRIO, Prima lettura di San Paulo, Tecnograph – Torino, 1964, pág. 28ss.

CIPRIANI, SETTIMO, Le lettere de S. Paolo, Cittadella editrice, Spoleto- It, 1968, pág.14ss.

24466 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook