Uma janela sobre o mundo bíblico

Sou de uma igreja Batista tradicional aqui em Salvador e estamos estudando o livro de Romanos na Escola Dominical. O professor comentou que o autor do livro de Romanos foi Tércio e não Paulo. E Paulo quem foi que editou o livro. Afinal de conta quem escreveu a carta a igreja cristã que estava em Roma, Paulo ou Tércio: "Eu Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor." (Romanos 16,22) Grato! Espero Respostas. Fique com Deus



  • Pergunta de Luis Carlos, Salvador / BA
  • 2562
  • 09/07/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Olá Luis Carlos de Salvador / BA!

Parabéns por estarem estudando a Carta de Paulo aos Romanos. Será um belo estudo, pois traz muito da Teologia Paulina. Ela é rica em conteúdo. Na época de Paulo, ele utilizou muito o sistema de ditar seu pensamento, suas cartas ele ditou para um secretário escrever. Para a Carta aos Romanos não foi diferente. Esta escrito no final da carta este costume paulino. Vejamos o texto de Romanos 16,22:

22"Eu, Tércio, que escrevi esta epistola, vos saúdo no Senhor." (Romanos 16,22) Bíblia Almeida

O que escreveu a carta foi Tércio, sendo secretário de Paulo. Mas a Teologia transmitida na carta é Paulina, isto é a carta é de Paulo, não perde a autoria, por ter um secretario para redigir.

Concluindo:

Paulo usualmente não escrevia as cartas, e, sim delegava esta tarefa a secretários, também chamados de “amanuenses”. (Antigo burocrata que fazia a correspondência e copiava ou registrava documentos conf. Dicionário Aurélio). Entretanto sempre as validava, com sua assinatura (conf. 1 Coríntios 16,21; Colossenses 4,18, etc.)

Consulta:

CRANFIELD, C.E.B., The Epistle to the Romans, vol I, vol II, The International Critical Commentary on the Holy Scripture of the Old and New Testaments, T&T Clark Limited, Edinburg, Vol. I, pág 5-7; Vol II pág.806-807.

2562 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook