Uma janela sobre o mundo bíblico

O quarto selo do Apocalipse diz: foi lhe dados poder sobre a quarta parte da terra. A palavra “e lhes foi dado poder” se refere que foi dado poder somente ao cavalo amarelo ou aos 4 cavalos ao mesmo tempo? Qual o significado do termo a quarta parte da terra? Terra significa o que aqui?



  • Pergunta de Israel, Curitiba / PR
  • 10165
  • 10/07/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Apocalipse |


Olá Israel de Curitiba / PR!

Como a pergunta é longa, parte da resposta já se encontram na pergunta. Mas podemos entender desta forma a abertura do quarto selo que aparece em Apocalipse 6,7-10:

“Vi quando o Cordeiro abriu o quarto selo. E ouvi o quarto Ser vivo dizer:” ‘venha’! Apareceu um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro era a Morte. E vinha acompanhado com o mundo dos mortos. Deram par ele poder sobre a quarta parte da terra, para que matasse pela espada, pela fome, pelas pestes e pelas feras da terra: (Apocalipse 6,7-8)

Aqui se fala não em morte causada por motivos naturais, mas de morte violenta. O cavalo tem cor esverdeada, cor do cadáver de quem contraiu a morte por peste. Na época acontecia uma grande fome no império romano, e o povo não tinha como se alimentar, e morria de fome. Outros contraiam doenças e as mortes eram prematuras. Através deste cavaleiro vem uma cavalaria incontável causando mortes no meio do povo. Assim uma coisa esta puxando outra. O primeiro cavaleiro gera a ganância que leva a violência desenfreada, que causa a fome e o quarto cavaleiro conduz a morte.

Mas nem tudo esta perdido. Existe ainda uma brecha e oportunidade para se salvar. O texto fala que a morte tem poder sobre um quarto da humanidade, nesta parte existe extermínio, mas os outros três quartos estão salvos. Isto demonstra que a ação da morte é parcial. Entretanto na abertura do quinto selo, acontecerá uma mudança radical.

No texto quando encontram o vocábulo “terra” quer nos dizer, os seres humanos, que são atacadas pelas forças do mal. Lembrando que os 4 cavalos e cavaleiros representam o contexto o Império Romano. O primeiro cavaleiro, os povos bárbaros os partos; o segundo lembra a violência política do Império Romano; o terceiro o poder econômico opressor do Império e o quarto coloca o Império Romano como lugar de morte e opressão.

10165 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook