Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a causa primaria da rejeição de Saul?



  • Pergunta de sara, Sorocaba
  • 13057
  • 11/10/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Saul |


Sara, a sua pergunta é muito difícil de ser respondida. Esse tema intrigou os exegetas de todos os tempos e está presente em todas as discussões sobre a história de Israel, sobretudo em relação à história da subida ao trono de Davi.

O grande problema é que a figura de Davi obscurece qualquer reflexão objetiva. De fato ele veste, por antonomásia, os atributos do rei ideal. Todavia, na realidade, na Bíblia se contam fatos de grande cinismo e de pouca humanidade ligados ao rei Davi. Ele, para poder alcançar seus objetivos, não exitou em usar métodos pouco ortodoxos para a moral de hoje.

Entrando na questão concreta, podemos tentar tirar uma conclusão à sua pergunta lendo 1Samuel, sobretudo a partir do capítulo 8. Esses capítulos mostram como Davi conquistou o poder depois de muitas peripécias e até mesmo enganos que hoje seriam julgados como indignos. E isso tudo “nas costas” de Saul, que inicialmente o tinha protegido.

Segundo a Bíblia, como já tive ocasião de tratar
Parece evidente que a consequência da ação de Saul é muito exagerada: ser punido por ter salvado uma vida! Também na Bíblia, como na nossa moral, a vida é sagrada e deve ser sempre poupada, contudo a obediência a Deus deve estar em primeiro lugar. Essa é a razão que a Bíblia dá para a desgraça de Saul. Porém, provavelmente a narração bíblica é ideológica, feita do ponto de vista de Davi, e não dá a Saul a justa recompensa. A narração bíblica faz de tudo para colocar Davi no centro do projeto divino e tudo aquilo que impede que isso se realize é, de qualquer modo, colocado de escanteio. Essa talvez é uma das grandes características da assim chamada “História Deuteronomística”.

13057 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook