Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que algumas igrejas chamam os evangelhos São Mateus, São Marcos, etc... e outras igrejas não?



  • Pergunta de Rodrigo Gomes, Cariacica
  • 12792
  • 24/07/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Evangelistas |


Em todas as igrejas os 4 evangelistas são os mesmos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mateus e João foram discípulos de Cristo, enquanto que Marcos e Lucas não.

Na tradição cristã esses 4 autores são tidos como santos e, de consequência, seus nomes são acompanhados pelo adjetivo "São", que se atribui aos santos.

Há várias igrejas cuja concepção doutrinária não aceita a prática da canonização e, de consequência, não existem santos chamados como tais. Nesse caso, os evangelistas não recebem o nome de "santo" (são), mas são simplesmente chamados pelo nome.

Abreviando a questão, os católicos e outras denominações históricas chamam os evangelistas de "São Mateus", "São Marcos"..., enquanto que os protestantes e evangélicos dizem simplesmente "Mateus", "Marcos"... O mesmo vale, por exemplo, para Paulo, por alguns chamado de "São Paulo" e por outros de "Paulo".

Num contexto ecumênico, os católicos e outras igrejas tradicionais, onde existe a devoção aos santos, poderiam deixar fora o apelativo "são", se isso ajudasse no diálogo.

12792 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook