Uma janela sobre o mundo bíblico

Como eram feitos os sacrifícios no Novo Testamento? O Sumo Sacerdote ainda entrava no Santo dos Santos pessoalmente no Yom Kippur uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados da sua própria casa como também pelos pecados da nação?



  • Pergunta de Elias Querino, Mauá / SP
  • 6169
  • 02/08/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Templo |


Ola Elias Querino de Mauá / SP!

Da forma que está feita a pergunta, estou em dificuldades para responder. Na minha compreensão está existindo um pouco de confusão.

Para a resposta, devemos separar, Religião Judaica, e Comunidades Cristãs que começam a se reunir após a ressurreição.

O Templo de Jerusalém continuou funcionando após a ascensão de Jesus até o ano 70 d.C. quando o general Tito e a X Legião Romana Fretense sitiou Jerusalém e destruiu a cidade e o Templo. A Arca da Aliança, na qual esta assinalada a presença de Deus, foi levada a Roma como troféu de guerra. O Arco de Tito ao lado do Coliseu em Roma lembra este fato e nele esta gravada na pedra tal façanha.

A partir do ano 70 d.C. os judeus, não tiveram mais Templo, até hoje, os Judeus ortodoxos estão esperando oportunidade para reerguer o Templo e organizar serviço do Templo. Os sobre nomes judaicos “Levi”, pertencem a antiga tribo de Levi que estava a serviço do Templo. Eles estão a espera para entrar em atividade sacerdotal. As funções religiosas passaram a ser comandadas pelos Fariseus nas Sinagogas. Para precisar a resposta, terás que esclarecer se a pergunta se refere ao Judaísmo ou ao Cristianismo. O Cristianismo, nunca teve Templo para oferecer sacrifícios de animais etc. Se reuniu em locais próprios para cantar, rezar estudar a palavra de Deus e celebrar a eucaristia.

Consulta:

JEREMIAS, JOACHIM, Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neotestamentário, Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983.

6169 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook