Uma janela sobre o mundo bíblico

É verdade que na Bíblia até uma parte é verdade, e o resto os cristãos como eu, inventaram?



  • Pergunta de Ingrid Andrade dos Santos, Sapucaia do Sul /RS
  • 1759
  • 24/09/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Bíblia |


Olá Ingrid Andrade dos Santos de Sapucaia do Sul / RS

 

Pensei durante bom tempo na resposta a pergunta. De saída não cheguei a uma compreensão clara na sua pergunta do vocábulo final “inventaram”. Conforme o meu entendimento, falar que a Palavra de Deus, em parte foi inventada é chegar a uma conclusão precipitada. Não assimilei como sendo verdadeiro.

Penso que a resposta passa pela compreensão que devemos ter da formação dos livros Sagrados.

Até pouco tempo, não se falava em termos contraditórios que aparecem na Bíblia, mesmo da dificuldade de compreensão de algumas passagens. Tudo era considerado como de inspiração divina sem colaboração humana nenhuma.

Entretanto os últimos estudos sobre a formação dos livros sagrados atestam que existe uma estreita colaboração entre o divino e humano na composição dos livros sagrados. A compreensão não está nos extremos, ou seja, tudo é inspirado por Deus, ou tudo é inventado. Não é totalmente verdadeiro dizer que tudo é inspirado por Deus, ou dizer que parte dos escritos seja humanos e inventados.

Quando falo nos cursos de Introdução a Bíblia Sagrada, sempre existe o argumento da inspiração divina e da colaboração humana para os escritos.

De fato não podemos entender os escritos sagrados sem admitir sua localização na história dos grandes impérios do Oriente Médio. Egito, Babilônio, Pérsia, Assíria, Grécia e Roma. Esta história é um pano de fundo para o texto sagrado, não é uma história inventada e nem os personagens são fictícios.

As comunidades onde os textos sagrados eram lembrados ajudaram na redação final dos livros bíblicos. Os gêneros literários. Provérbios, relatos Históricos, Orações, Milagres, Parábolas, Hinos etc..

Concluindo:

Este argumento é muito interessante, mesmo que contraditório nos ajudam na compreensão e no nosso empenho em conhecer os escritos divinos. Continues a investigação, vale aqui também a frase bíblica, a palavra de Deus e como um Baú, onde o homem sábio tira coisas novas e velhas.

1759 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook