Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é o significado da estrela de Davi? e qual é a relação do termo estrela de Davi com o termo estrela da manhã? Versado em Apocalipse 22,16 “16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã” (Apocalipse 22,16)



  • Pergunta de Edilson Gomes Leal, Altamira / PA
  • 6862
  • 28/09/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Estrela de Davi |


 Olá Edilson Gomes Leal de Altamira / PA!

Pergunta semelhante já foi dirigida ao portal na seguinte forma:

“Qual o significado da estrela de Davi?” Pergunta de Dirceu Moita, Fortaleza /CE e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 30/07/2012.

Pode ser consultada no portal: http://www.abiblia.org/ver.php?id=4287#.VChh18JdVog

Penso em aproveitar a resposta que já foi dada em forma resumida e completar respondendo a segunda parte da pergunta.

O significado da estrela de Davi.

Querendo entender o significado a estrela de Davi (chamada de Escudo de David), podemos afirmar que é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David. O seu próprio nome indica Davi rei de Israel. Na antiguidade era costume das nações pagãs quando se deslocavam para a guerra, pintar figuras nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) no intuito de causar medo aos adversários. No entanto, para Israel, o símbolo é a estrela de David.

Na língua hebraico o nome David é composto de três letras do seu alfabeto na seguinte ordem: Dálet, Vav e Dálet. (três consoantes). Conferindo o alfabeto do hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima. Foi então utilizado os dois “Dálet” do alfabeto, sendo um “dálet” colocado de cabeça para baixo. A figura geométrica gerada desta disposição foi à estrela de David.

Quando este símbolo foi criado, não sabemos, entretanto este símbolo resultou geometricamente em forma de estrela, com a utilização das duas letras “dálet” que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180 graus, para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.

O uso da estrela de Davi com Simão bar Kokhba (o filho da Estrela).

Simão bar Kokhba (em hebraico שמעון בר כוכבא, Shime'on bar Kokhba), líder judeu, é conhecido como o “filho da Estrela”. Ele comandou a terceira revolta judaica contra o Império Romano, ocorrida de 132 a 135. Essa rebelião ficou conhecida como Revolta de Bar Kokhba. A partir da revolta judaica contra os romanos, iniciada por Simão bar Kokhba, ele passou a ser chamado o filho da estrela, se recupera assim um símbolo de Israel. Alia o messianismo, ligado ao rei Davi, o novo Davi seria este chefe judaico Simão e o estado de Israel frente às outras nações.

O caráter místico e messiânico de Simão bar Kokhba

O caráter místico deste guerreiro se liga ao ao Rabi Akiva, lider do Sinédrio (Sanhedrin), estabelecido na cidade de Usha. Rabi Akiva, deu a ele todo o apoio e a força para liderar a revolta contra o Império Romano. Conta à história que Rabi Akiva começou a chamá-lo o "filho da estrela", acreditando que ele poderia se tornar o Messias do povo judeu.

O final infeliz da revolta de Simão bar Kokhba

Sabemos como terminou a revolta de Simão bar Kokhba, os Romanos reprimiram a rebelião e espalharam os judeus pelo Império Romano, iniciando a chamada dispersão judaica. Esta situação durou até 1947 quando foi decretado novamente a criação do estado de Israel, pela ONU.

O significado Messiânico da estrela de Davi e estrela da manhã (Jesus) em Apocalipse 22,16

No entanto, há um significado para estrela de David, que vai além desta de caráter político ou messiânico que vimos, pois muitos afirmam que ela é um símbolo do próprio Messias, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo diz no livro do Apocalipse (22,16):

“16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã” (Apocalipse 22,16)

Entendendo o versículo 16:

O que o anjo enviado por Jesus nos dirige como mensagem diz respeito propriamente a nós e a situação atual em que vivemos como comunidade dos servidores de Jesus, reunidos ao seu redor.

Quem é Jesus Cristo para nós?

Como entendemos a nossa origem histórica?

A comunidade dos seguidores de Jesus pertencem ao Novo Testamento e damos continuidade ampliada do Povo de Deus do Antigo Testamento, povo que tinha como ponto referencial fundamental o Rei Davi. Jesus se entende com o REBENTO DE DAVI.

Agora é necessário entender!

Jesus é nosso futuro promissor. Nada tememos Jesus está no meio de nós. Estamos vivendo ainda o crepúsculo da manhã, a festa da ressurreição, na espera do dia planificado o Cristo tornar-se-á realização plena . Tudo em todos.

Concluindo A estrela da manhã que é Cristo:

Jesus é nossa esperança verdadeira é alegria, impulso para ir adiante, é o estímulo para lançarmos no começo de cada jornada diária, vivemos seu amor incomparável, pulamos os abismos das depressões, somos iluminados e guiados por sua luz.

Vivemos de tal forma que é sempre manhã radiante de sol, seu amor é o anuncio da manhã da ressurreição.

Consulta:

VANNI, H., Apocalipse, uma assembléia litúrgica interpreta a história, coleção pequeno comentário bíblico, Paulinas São Paulo, 1984, pág.196ss.

DOGLIO, CLAUDIO, Apocalipse, Introduzione, traduzione e commento, Nuova Versione della Bibbia daí Testi Antichi, editora San Paolo, Torino 2012, pág. 202ss.

 

Bandeira de Israel


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem da estrela de Davi. Símbolo e Deus


6862 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook