Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que Davi pecou contra Deus por ter numerado o seu exército em 1Crônicas 21?



  • Pergunta de Felipe da Silva, Barueri
  • 3671
  • 08/10/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Davi | Guerra Santa |


A história do recenseamento do povo promovido pelo rei Davi aparece tanto em 2Samuel 24 quanto na citação mencionada (1Crônicas 21). Essa atitude é vista por Deus como um pecado e, a nós que somos acostumados com recenseamentos, nos espanta tal reação do Senhor, que por causa disso manda contra o seu povo uma grande peste. É natural a nossa interrogação.

Para entender essa interpretação da ação do rei é necessário ter claro o ambiente teológico daquela época. Para Israel o grande general era o Senhor. As guerras não eram vencidas pelo poder do exército, mas pela vontade de Deus. Não importava o número dos combatentes, mas a decisão de Deus. Se fosse uma guerra querida por Yahweh, o seu povo vencia.

O recenseamento promovido por Davi tem fundamentalmente o objetivo de saber o quanto potente era o seu exército. Na narração de 2Samuel isso é mais claro do que nas Crônicas. De fato, em 2Samuel se diz o número dos homens "de armas, que portavam a espada". Portanto, por trás dessa atitude do rei existe uma falta de confiança no poder de Deus. Esse é o pecado de Davi: falta de confiança em Deus como o general que conduz o seu exército.

3671 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook