Uma janela sobre o mundo bíblico

Como os judeus conseguiam fazer os pães da propiciação em pleno deserto? Depois de saírem do Egito ainda havia farinha, mas depois de uns 2 anos, de onde tiravam a farinha para o serviço dos levitas?



  • Pergunta de Cezar Ribeiro, Ponta Grossa - PR
  • 3274
  • 09/10/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Êxodo |


Nós conhecemos pouco o contexto histórico e geográfico onde aconteceram as histórias bíblicas. E é normal surgirem peguntas como essa que você levanta.

Em relação à geografia, quando ouvimos falar de deserto na Bíblia logo nos vem em mente o deserto tipo Saara, aquelas distâncias infinitas, dominadas pelas dunas de areia. Em Israel o deserto não tem areia e, na primavra, cresce quase um tipo de grama, onde inclusive as ovelhas/cabras podem pastar. É claro que não é grama como entendemos nós, mas há um tipo de vegetação, obviamente muito pobre, como você pode ver na foto abaixo, do Negev, que permite até hoje às populações nômades, como os beduínos, de sobreviver.

Em relação ao contexto histórico, o povo que saiu do Egito e caminhou em direção à Terra Prometida não foi um povo que marchou em continuação, como alguém que está em viagem. É uma história bem complexa, mas em poucas palavras poderíamos dizer que era um grupo de pessoas nômades, que mudavam de lugar de acordo com os recursos que encontravam, em direção à Terra Prometida, sem pressa.

Nesse estilo de vida eles podiam muito bem ficar parados em algum lugar propício e fazer uma colheita de trigo ou outros cereais com o qual supriam as próprias necessidades.

3274 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook