Uma janela sobre o mundo bíblico

Mateus 26,75: E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. Quero saber se o galo aqui é uma ave ou o som de um apito.



  • Pergunta de mario, serra
  • 3600
  • 11/03/2010
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Paixão |


O episódio que você lembra, acontecido durante a Paixão de Cristo, é contato também por João (18,15-27), Marcos (14,68ss) e Lucas (22,60ss). Em Marcos e Lucas o galo canta também depois da segunda negação de Pedro. Mateus e Lucas dependem completamente da narração de Marcos. O episódio contado por João, invés, tem características particulares e, segundo alguns críticos, poderia revelar uma certa tensão entre os apóstolos Pedro e João.

Esse fato fora profetizado por Jesus, que disse, conforme João: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes. (João 13,38)

Trata-se concretamente de um galo e não de um apito. O canto do galo, que tradicionalmente anuncia a chegada de um novo dia, confirma a profecia de Jesus.

Outra passagem de Marcos lembra o galo que canta ao alvorecer: Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã... ( Marcos 13,35)

3600 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook