Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a passagem que fala de um homem que vendeu suas terras e enganou para não dar a oferta?



  • Pergunta de Rodrigo Gonçalves Cunha, Nova Friburgo
  • 11489
  • 15/10/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Dízimo |


Esta é uma célebre narração presente em Atos dos Apóstolos 5, onde Lucas conta a fraude de Ananias e de Safira.

Esse texto conta como o casal vendeu um terreno e combinou de mentir sobre o preço da venda. Por causa dessa atitude, eles foram condenados e morreram.

Esse texto segue a descrição da primeira comunidade cristã:

A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum. (...) Não havia entre eles necessitado algum. De fato, os que possuíam terrenos ou casas, vendendo-os traziam os valores das vendas e os depunham aos pés dos apóstolos. Distribuía-se então, a cada um, segundo sua necessidade. (Atos 4,32.34-35).

O caso de Ananias e Safira contradiz esse modo de ser da primeira comunidade e por isso eles 'morrem', são afastados da igreja, pois considerados não coerentes.

O pecado do casal foi, portanto, de não seguir o modo de ser da comunidade ideal. Apegaram-se ao dinheiro, pretendendo enganar a comunidade e o Espírito Santo.

É importante ter consciência que esse não é um texto para fundamentar pedido de dinheiro. É um texto muito mais profundo, que fala de um modo de ser igreja, onde se vive em comunidade, onde um se preocupa com o outro, onde existe solidariedade, cuidado... 

11489 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook