Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde nasceu a bíblia?



  • Pergunta de Diogo Sousa, Viana do Castelo
  • 2085
  • 20/10/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Formação da Bíblia |


A Bíblia nasceu junto com o povo de Deus, com os judeus, o povo escolhido por Deus para se revelar. Portanto, lá onde estava o povo de Deus, lá nasceu a Bíblia. Em outras palavras, o povo caminhando pelo deserto construiu a Bíblia; o povo nos dois reinos, Samaria e Judá, construiu a Bíblia; o povo exilado na Babilônia escreveu a Bíblia, os cristãos transmitindo a palavra de Deus pela Grécia e através do Império Romano ajudaram na formação da Bíblia.

Não podemos separar Bíblia e história. Ela é palavra de Deus, de um Deus que se revela na história, na história do povo eleito, na história da difusão da Boa Nova.

A Bíblia é também limitada dentro de um período; foi escrita em um espaçõ de tempo de aproximadamente 1000 anos. Por isso é preciso limitar os lugares protagonistas dentro desse período.

Outros poderiam dizer que a Bíblia é fruto de decisões e lutas internas dentro das comunidades, como o caso da Reforma, no século XVI ou, em relação à Bíblia Hebraica, do Concílio em Jamnia, no primeiro século da nossa era. E poderiam dizer que aí a Bíblia teria nascido. Essa interpretação não é correta, pois ela nasceu muito tempo antes. Essas decisões simplesmente selaram um processo não desencadeado por tais situações. A revelação divina não pode ser "controlada" e "limitada" por decisões pontuais.

2085 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook