Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o grau de parentesco de Abraão e Sara?



  • Pergunta de Rossana Britto, Viamão / RS
  • 84448
  • 06/11/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Abraão |


Olá Rossana Britto de Viamão / RS!

Conhecemos por demais a história bíblica de Abraão e de Sara, toda a sua trajetória e o significado que tem para nós como Pai da fé.

A resposta que envio é retirada dos textos bíblicos que o livro do Gênesis apresenta. Penso que darão uma suficiente compreensão.

Abraão apresenta sua esposa como irmã em duas ocasiões.

O texto bíblico do livro do Gênesis relata por duas vezes que o patriarca Abraão, em cidades diferentes (Egito e Gerara) declara que Sara sua esposa era sua irmã, motivado pelo temor que poderiam lhe matar, caso os homens dessas localidades se agradassem de Sara, que era de fato, muito bonita (Gn. 12,10-19 e 20,1-18).

11 Quando estavam chegando ao Egito, disse a sua mulher Sarai: “Vê, eu sei eu é uma mulher muito bela. 12 Quando os egípcios te virem dirão: É sua mulher, e me matarão, deixando-te com vida. Dize, eu te peço, que és minha irmã, para que me tratem bem por causa de ti e, por tua causa, me conservem a vida”. ( Gênesis 12,....11-12 ....) Bíblia de Jerusalém.

Outro texto ainda é mais comprometedor, vejamos Gênesis 20,1-18:

1 Ele foi morar em Gerara. 2 Abraão disse de sua mulher Sara: “é minha irmã,”e Abimelec, rei de Gerara, mandou buscar Sara.......(Gênesis 20,1-18) Bíblia de Jerusalém.

Sara era a meia irmã de Abraão.

Na verdade o texto é claro e Abraão não mentiu falando de Sara? Sara era sua esposa, mas também, sua irmã; na realidade, meia irmã. Sara era filha de Terá, mas sua mãe era diferente da Mãe de Abraão. O texto do livro do Gênesis assim nos diz:

“Além disso, ela é realmente minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe, e tornou-se minha mulher” (Gênesis 20,12). Bíblia de Jerusalém.

Poderíamos agora comentar as razões e o significado da mentira de Abraão nestas duas ocasiões, mas estaríamos indo além do que a pergunta propõe. Deixaremos para outro momento esta complementação.

84448 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook