Uma janela sobre o mundo bíblico

Como se escreve Cristo em aramaico e queria confirma se essa foi a língua que Jesus falava?



  • Pergunta de Nikson Pereira de Freitas, São Paulo / SP
  • 6333
  • 07/11/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus |


Olá Nikson Pereira de Freitas de São Paulo!

Assim se escreve em aramaico a palavra Cristo

 

Imagem: Para Cristo escrito em aramaico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Jesus falava aramaico, língua popular da época.

Imaginamos a primeira vista, que Jesus falasse hebraico. Mas temos conhecimento que o hebraico era uma língua utilizada somente no ambiente religioso. Para a leitura da palavra de Deus e para o culto no Templo de Jerusalém e nas sinagogas.

Jesus foi alfabetizado na língua hebraica, pois toda a criança deveria ser alfabetizada e deveria ler o texto bíblico no hebraico na cerimônia chamada Bar Mischva, na adolescência. Jesus como toda criança passou por isso. Inclusive tem a passagem na sinagoga de Nazaré em que Jesus no momento em que a palavra estava livre para a leitura, ele apanhou o livro do profeta Isaías e leu as escrituras conforme Lc 4,18-22

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lucas 4,18-22) Bíblia de Jerusalém.

A língua popular o – aramaico era falada por Jesus

Esta variante da língua hebraica de teor popular o Aramaico era a língua familiar que falava o povo em muitas cidades e pequenas povoações da Galileia, região norte (Cafarnaum, Nazaré, Caná, Tiberíades, Corazim etc...) alí Jesus foi educado, cresceu e passou a maior parte de sua vida. Ainda fora das fronteiras da Galiléia era falada e entendida. A língua hebraica era só usada em ambiente religioso. Falar fora deste ambiente era considerado como falta grave a Deus.

Entretanto na vila de Nazaré - Galiléia, onde permaneceu até os trinta anos e depois em Cafarnaum, cidade de entroncamento de estradas (Jesus foi ali estrategicamente para divulgar a sua mensagem, o evangelho) a língua dominante, se não a única, deveria ser a língua aramaica.

Origem do Aramaico falado por Jesus.

O Aramaico é uma língua semita, pode se considerar uma língua morta pois está praticamente extinta. Esta língua foià língua em que Jesus se comunicava todos os dias, no ambiente da casa, em Nazaré onde vivia, com as pessoas que trabalhava. A origem do aramaico é atribuída aos caldeus (Mesopotâmia) e as primeiras formas de escrita aramaica apareceram na versão cuneiforme, um tipo de alfabeto inventado pelos sumérios. Com o passar do tempo  o aramaico desenvolveu um alfabeto próprio, conservando a influência cuneiforme do aramaico do tempo de Jesus. Podemos ver então que existe uma ligação estreita entre o Aramaico, a Caldeia (onde surgiu a língua), e o Antigo Testamento

6333 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook