Uma janela sobre o mundo bíblico

Um homem casou com uma mulher. Só depois de 18 anos de casados ele soube q ela viveu 1 ano com um homem, 1º namorado. Ela viveu depois 4 anos com outro homem, só que deste ele sabia, mas o seu amor foi maior e ele não resistiu e casou com ela. Esse casamento é válido para Deus?



  • Pergunta de João Cândido de Sousa , Ipaumirim / CE
  • 1956
  • 19/11/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Casamento |


Olá João Cândido de Sousa de Ipaumirim  /  CE!

Para que a resposta possa te ajudar, precisaria que você incluísse mais alguns dados. Na pergunta aparece apenas “casou”, não se sabe se casou no civil, e no religioso ou só no civil. Como vivemos a liberdade religiosa, o Brasil tem para o casamento civil suas normas. Na pergunta não falou-se qual a religião que ambos pertencem, e se casaram também pelo religioso.

Algumas considerações:

Se do primeiro casamento, e do segundo casamento, não foram feitos papeis oficiais, os dois estariam "livres". Não comento as normas civis do casamento, que depois de um ano o casamento passa a ter valor independente de papeis oficiais.

No caso do casamento religioso. Falo do código de direito canônico da Igreja católica. Sabemos que cada denominação religiosa tem orientações para os casamentos.

Para que a pessoa esteja livre para casar novamente, não possuindo papeis, o responsável pela Igreja zelando pelos seus fiéis, procura saber qual a situação que depois da separaçaõ o casal está, em especial a mulher que é mais vulnerável. Se tiveram filhos. Como são cuidados estes filhos. Quem é responsável por els. Etc.

Caro João, para responder tuas dúvidas à resposta deveria ser longa e abranger muitos aspectos do matrimônio. Permanece para início de uma resposta estes elementos, procure perguntar mais, se informar. Almejo que possas encontrar respostas para tuas dúvidas, aqui no portal sempre estaremos prontos para responder.

Concluindo:

O fato de agora estarem juntos há dezoito anos é um fator positivo. Sinal que Deus está presente na vida de vocês e os mantém unidos. Se nos casamentos anteriores, não existiu nada comprometedor, não há razão para temer. Deus está com vocês. Se puderem legitimar o casamento, faça. Esta decisão melhorará a vida de vocês e  terão uma benção maior ainda.

1956 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook