Uma janela sobre o mundo bíblico

Aonde está escrito na Bíblia que Jesus, na ansia da morte, foi morto com uma flecha no coração?



  • Pergunta de Keila Dourado, Ji-Paraná
  • 6384
  • 20/11/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Páscoa | Davi |


Jesus morreu na cruz, como consequência do sofrimento, depois de 3 horas de agonia, como contam os Evangelhos. Não morreu por causa de uma flecha. Nenhum lugar da Bíblia diz isso.

No mundo romano, para apressar a morte dos condenados à crucificação, costumavam quebrar as pernas. Fizeram isso com os dois ladrões que estavam ao lado de Cristo. Mas como Jesus já estava morto, "não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água" (João 19,33-34).

Há muita especulação sobre essa lança, chamada "lança de Longino", pois esse seria o nome do soldado romano dono da lança. Tudo em torno a isso é mito e não há nenhuma comprovação histórica.

O importante na narração do Evangelho de João sobre o episódio da lança é que do "lado" de Cristo sai água e sangue. São dois elementos simbólicos, assim como é simbólico a palavra "lado", de onde nasce Eva (do "lado" de Adão). O sangue lembra o sacrifício do cordeiro e a água a fecundidade espiritual, a força do Espírito. Do ponto de vista sacramental, isso conduz ao Batismo (água) e Eucaristia (sangue), nascendo assim uma nova realidade, uma nova Eva, a Igreja, que nasce do novo Adão, Cristo, que veio à terra para redimir a humanidade.

6384 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook