Uma janela sobre o mundo bíblico

Como pode o próprio evangelista descrever Maria, no capitulo 11, como aquela que ungiu Jesus se isso só aconteceu no Capítulo 12?



  • Pergunta de Cassia Lima, Brusque
  • 2341
  • 26/11/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Maria Madalena | Evangelho de João |


Estamos falando do Evangelho de João. No capítulo 11 o Evangelista fala da ressurreição de Lázaro e começa assim:

Havia um doente, Lázaro, de Betânia, povoado de maria e de sua irmã Marta. Maria era aquela que ungira o Senhor com bálsamo e lhe enxugara os pés com os cabelos.

João, no capítulo seguinte (João 12,1-8), conta a história da unção de Betânia, quando Maria ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos.

Um leitor atento, como você, vê uma certa incongruência cronológica na ordem desses dois capítulos. Mas não é preciso ficar alarmados e supor algo errado. João está escrevendo há muito tempo depois dos fatos. É provável que o seu Evangelho seja um dos últimos livros a sere escrito de toda a Bíblia. Talvez escreveu 70 anos depois da morte de Cristo. Portanto, ele não está escrevendo enquanto os fatos acontecem. É por isso que mesmo se na narração os fatos acontecerão mais tarde, quando escreve já os conhece.

Nesse caso, a menção à Unção faz com que o leitor identifique imediatamente quem é essa Maria. De fato, poderia ser também a pecadora de Lucas 7, que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos.

2341 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook