Uma janela sobre o mundo bíblico

O que é a dracma perdida?



  • Pergunta de Felipe Gabriel de Angelo , Jundiai-sp
  • 4091
  • 29/11/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Dracma |


Aqui no site há muito interesse por esse tema. O texto mais lido do site fala exatamente desse argumento. A razão disso para mim é um pouco misteriosa, mesmo por que coisas igualmente importantes como "ovelha perdida" e "filho pródigo" não suscitam tanto interesse. É provável que a causa deva ser buscada no fato que o termo 'dracma' é estranho e não nos diz nada.

A dracma é uma moeda grega de prata que estava em uso quando Jesus viveu. Na cara dessa moeda havia a deusa Atena e na cora uma coruja.

Mas a mensagem bíblia inerente à dracma transcende essa explicação. A mençao a esta moeda aparece em Lucas 15, quando ele conta as três parábolas ditas da misericórdia de Deus: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo. Jesus inventa uma história na qual uma mulher com 10 dracmas, com 10 moedas, perde uma. Faz de tudo para encontrar essa moeda e quando a encontra reúne as amigas para comemorar o fato. Essa estória é contada para sublinhar a misericórdia de Deus e a alegria que Deus tem quando um pecador volta para seus braços, se arrepende.

Veja uma explicação mais detalhada desse texto na resposta mais lida aqui no site.

4091 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook