Uma janela sobre o mundo bíblico

É verdade que Jesus morava em grutas?



  • Pergunta de Dryele Pinheiro Felicíssimo, Rio de Janeiro / RJ
  • 1576
  • 19/12/2014
Odalberto Domingos Casonatto

 Olá Dryele Pinheiro Felicíssimo do Rio de Janeiro / RJ !

Para responder esta pergunta devemos entender como era a aldeia de Nazaré onde Jesus, com Maria e José passou sua infância, adolescência até o início de sua vida Pública.

Depois dos 30 anos Jesus muitas vezes se recolhia na casa de Pedro em Cafarnaum, esta era uma vila de pescadores a beira do mar da Galiléia sem muitas chances para existirem grutas em abundância ou que os pescadores pudessem se abrigar e viverem.

Como era Nazaré na época de Jesus?

Para responder esta pergunte busquei informações no trabalho de arqueologia realizado por P. B.Bagatti, ofm, em Nazaré emv 1955, na ocasião da construção da Nova Basílica da Anunciação de Maria e publicado 10 anos de pois em 1967, “Gli Scavi di Nazaré” Volume I: Dalle origini al secolo XII,  Os escavos de Nazaré. Volume I: das origens ao século XII, em sua parte descritiva, na parte inicial mostra como era Nazaré no tempo de Jesus.

Os evangelhos chamam Nazaré de cidade, no sentido semítico deve se entender um pequeno povoado nas montanhas da Galiléia. Natanael exclama:  

“pode vir alguma coisa boa de Nazaré”(João 1,45)

Lucas também nos mostra aspectos de Nazaré, quando descreve que num dia de sábado Jesus vai a sinagoga e termina lendo o profeta Isaías:

16Ele foi a Nazaré onde fora criado e segundo o costume, entrou em dia de sábado na sinagoga, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; abrindo-o encontrou o lutar onde está escrito:

O Espírito do Senhor está sobre mim....” (Lucas 4,16-20) Bíblia de Jerusalém

Dos evangelistas temos notícias de duas casas particulares na vila de Nazaré a casa de Maria e a casa de José. Estes dois lugares, se tornaram os mais importantes da vila, pois continuaram abrigando os descendentes de Maria e os de José e muitos peregrinos visitavam estes locais.

A casa de Maria é lembrada no evangelho de Lucas em 1,26-38, no final da narração da visita de Maria a sua prima Isabel, ela afirma:

“Maria permaneceu com ela mais ou menos três meses, e voltou para sua casa” (Lucas 1,56) Bíblia de Jerusalém.

Para que serviam as grutas de Nazaré?

A arqueologia descobriu inúmeras grutas. Tiveram varias funções. Muitas delas serviram de Túmulos em períodos anteriores. Os arqueólogos analizando as grutas, não encontraram restos de cinza, se fosse lugar de habitação este indício existiria. Nas paredes superiores, não se encontra a fuligem da fumaça, sendo este outro indicativo. Chegam então a uma conclusão que nas propriedades estas grutas eram utilizadas para serem anexos das casas. Portanto não serviram para habitação.

A enumeração de textos que nos ajudam a entender o lugar em que Jesus morava, poderia continuar, mas já são suficientes para termos uma compreensão desta realidade.

Consulta:

BAGATTI, P. B., “Gli Scavi di Nazaré” Volume I: Dalle origini al secolo XII, Pubblicazione dello studium Biblicum Franciscanum, n 17, Tipografia dei PP. Francescani, Gerusalemme, 1967. 

1576 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook