Uma janela sobre o mundo bíblico

O que é uma leitura do Evangelho e uma leitura da Palavra, quando se lê Bíblia?



  • Pergunta de Gilzeane Procópio dos Santos Reis, Itabira
  • 7308
  • 23/12/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Liturgia |


O contexto da sua pergunta não está tão claro para mim e pode ser que não a tenha entendido. De qualquer forma, uma possível resposta daria baseado nas práticas litúrgicas.

Primeiro de tudo, esclarecemos o termo "Evangelho". Literalmente significa "Boa Notícia". É um sinônimo usado para a pregação de Jesus, para o seu ensinamento. Tecnicamente, na Bíblia, temos os 4 Evangelhos, os 4 livros que falam diretamente da mensagem de Cristo, têm Jesus como protagonista: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Palavra de Deus, invés, é um termo que descreve toda a Bíblia, inclusive os 4 Evangelhos. Portanto, também os Evangelhos são Palavras de Deus.

No início falei em "liturgia", ou seja, nos ritos que usamos em nossas celebrações. Na missa católica, nas celebrações temos sempre duas ou três leituras (domingo são três), mais o Salmo. A última leitura é sempre tirada dos Evangelhos (leitura do Evangelho), enquanto que as outras são tiradas dos outros livros Bíblicos (Leiturar da Palavra). Talvez alguns têm em mente a "leitura do Evangelho", a última que se faz na liturgia, e "leitura da palavra" a outra que é diferente do Evangelho.

É uma possível explicação para a sua dúvida. Mas lembre-se que é apenas uma distinção didática, pois na prática todas as leituras são "Palavras de Deus", também os Evangelhos!

7308 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook