Uma janela sobre o mundo bíblico

Matusalém morreu afogado no dilúvio? Ele morreu antes do dilúvio? Gostaria de saber, ele estava vivo no dilúvio ou já tinha morrido?



  • Pergunta de Denis, Curitiba / PR
  • 17748
  • 29/12/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Dilúvio |


Olá Denis de Curitiba / PR!

Praticamente a pergunta esta na primeira parte, a segunda parte repete, em outras palavras. O leitor quer saber se Matusalém, morreu antes do Dilúvio ou morreu afogado no dilúvio?

Na Bílbia Hebraica chamada massorrética o personagem bíblico Matusalém, (considerado o homem que mais viveu, teria morrido no mesmo ano do dilúvio, um pouco antes deste.

Uma outra tradução Bíblica do hebraico para o grego chamada Septuaginta, segundo seus dados indica que o dilúvio teria acontecido no ano 2262 após a criação do mundo por Deus; já o texto hebraico massorético, indica o dilúvio acontecera em 1656 após a criação, no mesmo ano em que teria morrido Matusalém, considerado o avô de Noé.

 

Entretanto na versão da Septuaginta.o mesmo Matusalém, avô de Noé, morreria no ano 2256 a. C. após a criação (seis anos antes do dilúvio)

E Matusalém, o pai de Noé, na versão da Septuaginta, morreria 55 anos antes do dilúvio, no ano 2207 após criação.

Assim a hipótese que Matusalém tivesse morrido afogado no dilúvio esta descartada, mesmo porque teríamos com esta forma interpretativa acreditar que somente os familiares de Noé e Noé foram salvos porque eram bons e o restante da humanidade eram maus, e Matusalém morrerá afogado no dilúvio...

Concluindo: Conforme o exposto acima na  interpretação da Bíblia Septuaginta, Matusalém morreu antes do acontecimento do dilúvio.

17748 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook