Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que o Deus do Velho Testamento é cruel, destruidor e vingativo e no Novo Testamento é paciente e misericordioso?



  • Pergunta de Jorge Luís Stachiu, Curitiba
  • 17739
  • 02/01/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Violência | Inspiração |


O Deus violento do Antigo Testamento não existe. Aquilo que existe é uma impressão sobre Deus, que difere daquela presente no Novo Testamento, anunciada por Cristo. A nossa impressão de que Deus é violento no Antigo Testamento se baseia na concepção errônea que temos quando pensamos que a Bíblia é um livro ditado, literalmente, por Deus. É um livro inspirado, mas não ditado. Os livros bíblicos foram escritos por mãos humanas e estão inseridos dentro do contexto dessas pessoas, e sofrem as visões limitadas e circunstanciais dos seus autores.

A inspiração consiste na revelação. E essa não é feita "do dia para a noite", mas aos poucos, lentamente, no decurso da história do povo eleito, através da história de Israel. Concretamente, no decurso da própria história o povo de Israel pode ter entendido que era Deus que conduzia à morte os seus inimigos e assim colocou por escrito em alguns livros. Todavia, mas tarde, descobriu que não era assim, que Deus era autor da vida e provocar morte era, de consequência, algo contra a sua natureza. E isso também foi escrito na Bíblia.

Portanto a Bíblia narra um processo, conta o caminho trilhado por um povo para descobrir a verdade sobre Deus, plenamente revelada em Cristo. Nós, mesmo vivendo depois de Cristo, podemos utilizar a narração da história de Israel para compreender em maneira mais evidente quem é Deus. E é por isso que até hoje o Antigo Testamento é necessário, não pode ser descartado.

17739 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook