Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que os hebreus desejam sair do Egito?



  • Pergunta de Jacielle, Maceió
  • 1787
  • 15/01/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Êxodo | Egito | História de Israel


Por causa da escravidão a qual estavam submissos (veja Êxodo 1,8-22).

A história dos hebreus no Egito começou com José, filho de Jacó. Não sendo estimado pelos irmãos, foi vendido a uma caravana que ia para o Egito. Lá ele ganhou autoridade até chegar a ser importante no governo. Como havia carestia em Israel, toda a família de Jacó, acolhida por José, se mudou para o Egito. Os hebreus, descendentes de Jacó, se multiplicaram no Egito e, algum tempo depois (quando veio "um faraó que não conhecia José"), começaram a ser oprimidos e maltratados.

A saída do Egito foi uma libertação de todo mal que sofriam. Tudo isso, como afirma a Bíblia, é obra de Deus, que se serve de Moisés como libertador. Lemos em Êxodo 3,7;11 Deus falando a Moisés:

"Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores; pois eu conheço as suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir desta terra para uma terra boa e vasta, terra que mana leite e mel. (...) O grito dos israelitas chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vai, pois e eu te enviarei a Faraó para fazer sair do Egito o meu povo, os israelitas."

1787 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook