Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde na Bíblia diz que nós mulheres não podemos usar calça e maquiagem?



  • Pergunta de Damaris Alves, São Paulo
  • 5243
  • 21/01/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes |


A Bíblia não proíbe nem o uso da calça por parte das mulheres e nem a maquiagem. As igrejas que ditam essas regras, se fundamentam sua escolha na Bíblia estão seguindo uma estrada errada. O uso da calça por parte das mulheres é um costume recente e cada época e até mesmo região tem seus próprios hábitos. No tempo da Bíblia, por exemplo, era comum os homens usarem túnicas, um tipo de vestido. Só por isso deveríamos nós hoje também usá-lo? E além disso, você já percebeu que as restrições são sempre feita às mulheres. Por que ninguém proíbe certos vestidos aos homens? O que dizer dos escoceses que usam saia? Essa situação imposta às mulheres de algumas igrejas pentecostais não revelaria uma opressão machista?

A maquiagem é um costume muito antigo e particularmente marcado nas sociedades do Médio Oriente. É sabido, por exemplo, que o Faraó, homem, usava maquiagem. O conceito de beleza é muito importante também na Bíblia e a maquiagem sublinha a beleza e não camufla, como alguns argumentam, a criação de Deus.

 

De onde vem essas proibições?

Há muitas pessoas que tomam versículos isolados e deturpam a interpretação, sem contextualizar. Por exemplo, se cita Deuteronômio 22,5 onde a Bíblia sublinha que a mulher não deve usar um artigo masculino (e nem o homem se vestirá com roupas de mulher). Como somos machistas, lembramos somente do preceito dado às mulheres e aquele aos homens é esquecido! A questão aqui é saber o que é roupa de mulher e o que é roupa de homem? Ora, é óbvio que cada tempo tem suas próprias convenções. Se no início do século passado era escandaloso uma mulher usar bermuda, certamente hoje em dia não o é mais. É tudo uma questão de costumes, que mudam no curso da história. Aquilo de que Deuteronômio está falando não é da calça.

Os cristãos devem estar no mundo e transformá-lo onde não observa os preceitos de Deus. Nem tudo no mundo está errado. Há muitos valores nele. Penso que o preceito de Deuteronômio se refira a não dar escandalo. Nesse sentido tem valor até hoje. Se um homem coloca um vestido lá onde é tipicamente algo feminino, isso pode provocar escândalo e não é digno. É preciso ler a Bíblia com sabedoria.

Em relação às maquiagens, poderíamos citar 1Tm 2,9-10. Diz o texto:

“Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia; nem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso; mas que se ornem, ao contrário, com boas obras, como convém a mulheres que se professam piedosas.”

Esse texto é muito belo. Não proíbe em si que a mulher se enfeite, mas recomenda a modéstia. A sua mensagem, em resumo, é que a mulher não vale pela aparência, mas pelas boas obras.

5243 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook