Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que os judeus celebraram o pentecostes?



  • Pergunta de Cintia, Vitória es
  • 5367
  • 22/01/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Pentecostes | Festas e comemorações hebraicas |


“Pentecostes” é uma festa judaica. Faz parte da tradição do Antigo Testamento e a sua origem é explicada em  Levíticos 23,15-22. Nós recordamos como uma festa cristã, a festa que celebra o dom do Espírito Santo aos apóstolos reunidos no cenáculo. São duas coisas diferentes. De fato, às vezes se escuta dizer "pentecoste cristã" e "pentecoste judaica".

Pentecoste é uma palavra que recorda o número 50, especificamente ligado aos 50 dias. Os cristãos, 50 dias depois da ressurreição de Cristo, receberam o Espírito Santo. Os judeus celebravam Pentecostes 7 semanas depois da páscoa, que recorda a saída do Egito (também existe a páscoa cristã e a páscoa judaica).

À base dessa festa existe uma tradição agrícula, que coincide com o início da colheita, seja de trigo que frutas e vegetais. Os agricultores agredeciam a Deus esse dom com ofertas das primícias. As 7 semanas, como dissemos, começavam a partir da Festa da Páscoa (Pesah). No quinquagésimo dia, cada família oferecia os seus dons derivados da colheita. 

Com o passar do tempo, sobretudo depois da destruição do Templo, os judeus passaram a comemorar durante esta festa o dom da Lei, a Torah.

5367 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook