Uma janela sobre o mundo bíblico

A bíblia relata que Davi era ruivo e de baixa estatura. De acordo com a cultura da época, pessoas como Davi eram excluídas e, por isso, não comiam junto com a família, não entravam pela porta da frente e também não dormiam dentro de casa. Eles tinham uma casa construída aos fundos para que essas pessoas morassem. Isso é verdade?



  • Pergunta de Helio Batista de Souza Filho, Ilhéus
  • 55641
  • 12/02/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Davi |


Não é assim como você menciona na pergunta. Há muitas projeções do nosso mundo moderno na cultura daquela época. É impossível, por exemplo, pensar em "casa aos fundos". As casas em si eram muito precárias, e não havia o luxo de poder construir diversas dependências. Muitas casas, principalmente dos agricultores e pastores, como parece ser a família de Jessé, eram formadas unicamente por um quarto, onde dormia toda a família. Coisa que aliás acontece ainda hoje em várias partes do mundo. E não existia, por isso, muito menos diversas portas por onde as pessoas podiam entrar e sair.

Um filho era sempre um filho e nunca era discriminado pelos pais. É claro que existia, como hoje, discriminações, tanto entre os irmãos como também na sociedade. Só isso era igual naquele período. Além disso, a Bíblia não dá uma imagem negativa de Davi. 1Samuel 16, a passagem que descreve a unção de Davi como rei de Israel, em Belém, conta simplesmente que ele era "o menor" e que "estava cuidando das ovelhas". Na família daquela época, o primogênito tinha os principais direitos e era a ele que cabia as principais ocupações da família. É simplesmente por isso que Davi ficou por último. Inclusive, quando ele é chamado e chega diante de Samuel, o texto bíblico diz que "era ruivo, de belo semblante e admirável presença".

Com Davi, através de Samuel, Deus começa a mostrar a seu povo que escolhe os menores e não necessariamente aqueles que a sociedade julga os primeiros.

55641 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook