Uma janela sobre o mundo bíblico

A Bíblia diz que o sábado é o dia de adorar ao Senhor de prestar culto. Eu gostaria de saber quem inventou o Domingo para adorar a Deus, com qual finalidade ele fez isso?



  • Pergunta de Daniel Soares, Xique Xique / BA
  • 10412
  • 13/02/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Sábado |


Olá Daniel Soares de Xique - Xique / BA!

A pergunta a respeito do sábado, como dia de adorar o Senhor, chega ao portal seguidamente. Já houve tentativas de resposta. Como é uma pergunta controversa, Não podemos mudar o que a pessoa tem como verdadeiro, devido a doutrina que segue. Deixo algumas considerações, não gostaria que fosse motivo de polêmica, pois, não nos ajudará na compreensão do texto sagrado.

Testemunho particular:

- Posso dizer que durante o tempo que vivi em Israel, na cidade de Jerusalém por longos 6 anos convivi com os que seguem a religião Islâmica, e eles tinha a sexta feira como sagrada, milhares de pessoas chegavam a Jerusalém, para rezar e prestar culto a Deus na mesquita de Omar, no lugar do Antigo Templo de Salomão.

- No sábado Israel parava, pois era dia santo, onde os judeus praticantes iam a Sinagoga para rezar. Tudo era fechado e o transporte não funcionava.

- Alguns grupos cristão que observam o sábado, também respeitavam este dia.

- No domingo os cristão respeitavam como dia de adorar ao Senhor. Freqüentavam as Igrejas e não trabalhavam. Em Israel é fato tranqüilo este respeito pela crença das pessoas que convivem num mesmo país, Embora sabemos que Israel como estado judaico, observava o sábado. Penso que não é uma boa iniciativa querer forçar os que pensam ao contrário a assumir o nosso pensamento.

A pergunta é clara!

Quem inventou o dia do Domingo para adorar a Deus. O que posso dizer vem dos textos bíblicos, do Novo Testamento.

Encontramos nos Atos dos Apóstolos 20,7 a passagem:

No primeiro dia da semana, estávamos reunidos para partir o pão; Paulo, que devia partir no dia seguinte, entretinha-se com eles. Prolongou seu discurso até o meio da noite”. (Atos dos Apóstolos 20,7) Bíblia de Jerusalém.

Como entender o primeiro dia da semana. Este seria o primeiro dia da semana Judaica, é que oficialmente se tornou o dia da reunião dos cristão. (cf. Mt 28,1 e 1Cor 16,2) O dia da ressurreição de Jesus se tornou o dia para adorar a Deus, louvar, ouvir sua palavra e celebrar a eucaristia.

Assim a reunião dominical se realizava neste primeiro dia da semana, logo ao despontar do Sol. Se formos contar a maneira judaica, como muitos fazem, seria o sábado a tarde.

No Apocalipse encontramos outra passagem: 1,10

“No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de uma trombeta, ordenando;”(Apocalipse 1,10) Bíblia de Jerusalém.

Penso que estes textos tem clareza suficiente para entendermos, o porque, no primeiro dia da semana judaica, portanto o domingo os cristão se Reunem para adorar a Deus.

10412 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook