Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que olhando para a serpente de bronze no deserto os hebreus ficariam curados?



  • Pergunta de Aldilene Rodrigues, São Lourenço da Mata / PE
  • 95228
  • 17/02/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Serpente |


Olá Aldilene Rodrigues de São Lourenço da Mata / PE

A Serpente de Bronze, encontramos no livro dos Números 21,4-9:

E Iahweh respondeu-lhe: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar viverá” (números 21, 7-8) Bíblia de Jerusalém.

Uma Serpente de Bronze, por quê?

O porquê da serpente é muito simples, Deus não quer a morte do seu povo. Deste episódio Deus obteve dois resultados através da serpente: A Cura e a obediência do povo. A condição da cura era muito simples quem fosse até a serpente e tendo sido picado por alguma serpente, e olhasse para ela era curado.

Deus pede ao povo que guarde na memória o episódio e conte de geração em geração as suas maravilhas (Isaías 46,9).

Porque olhar a serpente?

Outra resposta poderia ser que na serpente de bronze haveria uma semelhança a salvação trazida por Cristo à humanidade, livrando-a de seus pecados pela morte na cruz e ressurreição. Acrescento que o mesmo motivo em aceitar Jesus como salvador, mudando a vida daquele que crer, acontece no Antigo Testamento ao israelita que com fé olhar para a serpente arrependido de suas murmurações, recebia a cura das picadas das serpentes.

A serpente de bronze e a Cruz de Jesus. Paralelos entre Moisés e Jesus.

Existe esta semelhança entre a serpente de bronze com a cruz de Nosso Senhor. Pois de fato os judeus, por causa das reclamações e murmurações contra Deus, não entraram na terra prometida, e permaneceram girando pelo deserto. Aí eles se revoltaram pela segunda vez e Deus lhes enviou as serpentes. Uma vez que o povo não viu mais saída pela desgraça das picadas das serpentes e arrependendo-se, Deus eram curados olhando a Serpente de bronze colocada sobre a haste.

Assim como a humanidade pecando, na pessoa de Adão, com o pecado original; foi expulsa do Paraíso = Terra Prometida, indo parar neste vale de lágrimas; nesta terra de exílio = deserto, paragem árida e agressiva. A semelhança dos hebreus o homem se revolta novamente com os pecados atuais = a segunda revolta no deserto da Arábia. E Deus o livra desta escravidão do pecado = picadas das serpentes. Deus cumpre sua promessa e envia Jesus o Salvador que culmina sua Obra redentora no alto da Cruz, salvando do pecado os que O aceitam e olham para Ele pendente na Cruz = Deus que manda Moisés colocar uma serpente de bronze no alto de uma haste, curando todos quanto para ela olhassem.

 

Imaem da serpente de bronze no alto da haste.

 

95228 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook