Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que, quando se citam os apóstolos, somente de alguns é mencionado o nome do seu pai?



  • Pergunta de Fabio, Maringá
  • 1687
  • 20/02/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Apóstolos |


É um dado de fato: só de alguns apóstolos sabemos os pais: Pedro e André, filhos de Jonas (ou João); Tiago e João, filhos de Zebede; Tiago Menor, filho de Alfeu. Elenco abaixo 3 razões que precisam ser consideradas e justificam a falta dessas informações na Bíblia.

Como diz João no final do Evangelho, se as coisas relacionadas com Jesus "fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam". Esse é um dos argumentos plausíveis para justificar a falta de informações sobre a biografia dos apóstolos - assim como de outros personagens bíblicos.

Outra razão pode ser encontrada no fato da importância: sobre os personagens mais importantes existe mais informações e os autores podem fazer anotações, invés, sobre tantos outros, quando se escreveu não se sabia mais nada. De fato, temos que pensar que os evangelhos foram escritos ao menos a 50 anos depois dos fatos acontecidos. Em 50 anos muitas informações se perdem!

Uma terceira consideração deveríamos fazer em relação à índole da Bíblia. Principalmente os evangelhos são um texto de catequese, uma mensagem escrita para uma determinada comunidade, que graças a Deus, chegou até nós. Todavia não são livros históricos e não querem simplesmente passar informações históricas. As informações são dadas apenas se servem para transmitir a mensagem, caso contrário são descartadas.

1687 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook