Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde na bíblia diz que o casal tem que ser da mesma denominação religiosa?



  • Pergunta de Deizilane, Feira de Santana / BA
  • 5178
  • 26/02/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Casamento |


Olá Deizilane, Feira de Santana / BA!

Tens razão Deizilane, não encontramos na Bíblia este ensinamento que para casar os noivos devem ter a mesma denominação religiosa.

O casamento é um ato livre, a imposição para casar pode anular o casamento, e devido ao mosaico de pensamento religioso que a humanidade vive, acontece casamentos em que os noivos não tem a mesma denominação religiosa.

A igreja católica tenta através do código de direito canônico, esclarecer estes casos.

Poderá existir casamentos mistos com a presença do Pastor de uma Igreja evangélica e o padre da Igreja católica. Para que está cerimônia se realiza os noivos deverão assinar um compromisso de deixar o seu companheiro freqüentar livremente a sua religião. Não poderá haver constrangimento.

A Igreja católica ainda pede que os filhos que nascerem, devam ser batizados e instruídos nos seus ensinamentos. Esta cláusula nem sempre é respeitada após o casamento.

Os luteranos tem uma norma simples em que pede que a noiva seja batizada n Igreja do noivo. Não sei na prática como isto acontece.

No Islamismo onde a filha é propriedade do Pai, e para casar o pai recebe um “pagamento” o chamado Moar, o pai passa a ter direito de vida e morte sobre a filha. Aqui no Brasil aconteceu casos em que filhas de muçulmanos quiseram casar com católicos e foram mortas pelos pais. É uma lei do Islã que inocenta os pais, mas que a lei brasileira o condena por assassinato.

Concluindo: Com o passar do tempo as denominações religiosa foram se adaptando a circunstâncias mais humanas. Mas mesmo assim continua a liberdade para os noivos casarem livremente. Sem um impedimento de denominação religiosa.

Peço desculpas, pois para termos esclarescimentos mais detalhados deveríamos nos auxiliar do direito da família, e neste portal nos preocupamos com respostas bíblicas.

5178 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook