Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que os evangelhos de Lucas, Marcos, João e Mateus são chamados de sinóticos?



  • Pergunta de Laisa Lorena , Cacule
  • 20459
  • 14/03/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Evangelho |


Os evangelhos são 4, aqueles que você menciona. Todavia, o Evangelho de João, o quarto segundo a ordem da Bíblia, não é considerado "sinótico". Os sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas.

Como sabemos, os 4 evangelhos falam da missão de Jesus. Embora não seja exatamente assim, poderíamos dizer que contam a história, a biografia de Jesus. Portanto, há fatos que se repetem em cada um dos evangelhos. E essa repetição é muito evidente nos 3 primeiros evangelhos, enquanto que João é mais particular, trazendo vários elementos que não estão presentes nos assim chamados "sinóticos". Portanto, Mateus, Marcos e Lucas são chamados de Evangelhos Sinóticos porque se os colocamos em três colunas paralelas, numa visão de conjunto (sinópsis), ficam evidentes muitas narrações semelhantes, muitos episódios sobre a vida de Jesus dispostos com a mesma ordem, com frases iguais e poucas diferenças.

Quase todo o conteúdo de Marcos se encontra em Mateus e grande parte do que conta Marcos se encontra também em Lucas. Além disso, Mateus e Lucas têm vários elementos que não estão em Marcos.

Abaixo coloco um gráfico com detalhes percentuais do conteúdo usados pelos 3 evangelistas sinóticos.

Evangelhos Sinoticos

20459 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook