Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber a história dos Tessalonicenses? Quem eram, o que fazia e que região viviam.



  • Pergunta de Paulo Caldas de Carvalho, Uberaba / MG
  • 11068
  • 16/03/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Tessalônica |


Olá Paulo Caldas de Carvalho, Uberaba / MG!

Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia, situada ao noroeste da Tessália, no golfo Termaíco. Foi a primeira cidade da Europa evangelizada. Sua fundação ocorreu no quarto século a.C., a importânica cresceu rapidamente devido a posição geográfica. Era uma cidade portuário ligando os mares Egeu e Adriático.  Já no ano 42 a.C. era considerada uma das cidades livres no Império Romano, sendo governada por um Pro-consul romano. Na cidade existia importante colônia judaica que se dedicavam ao comércio, que era facilitado pelo porto. Nela também devido ao intercambio de mercadorias chegavam com os navios muitos estrangeiros.

Era passagem obrigatória nas vias entre Roma e Bizâncio. Além do caminho marítimo passava por ela a via Egnatia, contornado o Mar Adriático, desde Roma, ao Dirráquio, terminando em Bizâncio com passagem em Tessalônica.

Fundação da cidade

Remonta o ano de 315 a.C, por Cassandro, um dos cunhados de Alexandre o magno. O nome que foi dado a cidade de Tessalônica foi uma homenagem a irmã do Imperador Alexandre. Rapidamente ganhou importância na região e já no ano de 146, recebe a condição de capital da Província romana da Macedônia exercendo governo sobre a Grécia (Acaia e Epiro),a Tracia e a Dalmácia. Devido as habilidades militares de seus habitantes os romanos delegaram a eles o controle da Grécia e os favoreceu com a construção da Via Egnatia.

O Imperador Augusto delegou mais poderes políticos a cidade, passando a ter um senado, uma assembléia popular, e seus magistrados.

Devido a situação portuária existiam constantes conflitos com a classe trabalhadora, existindo muitos desempregados. Paulo quando chegou a Tessalônica encontrou este ambiente adverso.

Imagem do Mapa de Tessalônica

11068 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook