Uma janela sobre o mundo bíblico

0 que significa a palavra Babilônia?



  • Pergunta de Clebson Leiao, Peixoto de Zevedo
  • 6250
  • 17/03/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Babilônia |


Babilônia, primeiro de tudo, é o nome de uma cidade mencionada frequentemente na Bíblia, ficando atrás apenas de Jerusalém. Era uma cidade importante em todo o Oriente Próximo até cerca de 400 anos antes da vinda de Cristo. Era localizada na terra fértil da Mesopotâmia, no atual Iraque.

Por causa do poder político que tinha e do contraste que sempre existiu com a região de Israel, essa cidade ficou emblamaticamente conhecida como a cidade inimiga de Jerusalém: no fim dos tempos, a destruição dessa cidade coincide com a exaltação de Jerusalém, a Jerusalém Celeste. É uma metáfora que mostra o triunfo do poder de Deus contra seus inimigos.

Em relação à etimologia, Babilônia é uma palavra grega  (Βαβυλών), mas ao mesmo tempo é uma adaptação da palavra acádica Babili. O seu significado, em acádico, seria "porta de Deus". Em hebraico, na Bíblia, o seu nome é Babel (בלבל), que em Gênesis 11,9 é interpretada com o significado de "confusão" (torre de Babel), graças a uma ligação que o autor faz com o verbo bilbel (בלבל), que significa "confundir".

6250 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook