Uma janela sobre o mundo bíblico

O que você acha sobre o mundanismo que está entrando nos templos? Tem algum fundamento bíblico?



  • Pergunta de Adriana Aparecida Tomaz, Paulistania
  • 1891
  • 21/03/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes |


O que você chama de "mundanismo" pode ser dito também "secularização", isto é, tirar da vida quotidiana o aspecto religioso, que é típico do ser humano. Somos seres espirituais e eliminar este aspedto da nossa vida significa ficar pendente em alguma coisa. Sem a devida espiritualidade o ser humano fica desorteado, perde a direção da sua vida e tudo se torna possível.

Uma das características mais evidentes da falta de religião é a predominância do egocentrismo: o que importa são as minhas convicções e as dos outros conta pouco. O outro é considerado somente na medida que serve para realizar meus interesses. Se não pode ser "útil" para meus fins, é algo sem consideração e pode tranquilamente ser desprezado.

Creio que essa atitude predomina muito em certas pseudo religiões, caracterizadas pelo fundamentalismo das ideias, pela incapacidade de confrontar-se com quem é diferente.

No mundo cristão essa atitude contrasta evidentemente com o ensinamento de Cristo. O outro é o foco do cristianismo. Só na medida em que saio para encontrar o próximo é que o meu cristianismo é verdadeiro.

1891 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook