Uma janela sobre o mundo bíblico

Existiam cidades em volta do monte Pisga, se havia qual a distância?



  • Pergunta de Luiz Antônio da Silva, São Paulo / SP
  • 4885
  • 21/03/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Moisés |


Olá Luiz Antonio da Silva de São Paulo / SP!

Nos livros dos Números e Josué, encontramos o nome Pisga para o Monte Nebo. A perguntas é se havia cidades em torno ao Monte Pisga. Olha estive lendo o livro dos números 33, 49 o livro de Josué 12, 3 e o Profeta Ezequiel 25,9 ali encontramos uma vasta relação de cidades que ali existiam bem como pequenos vilarejos. Muitas destas cidades a arqueologia localizou as ruínas e de outras ainda não se tem a precisão do local. Pergunta sobre a distância. Deixo para você as cidades em redor que não ultrapassavam a 40 kilometros. Por exemplo Madaba está a 7 km do Monte Nebo ou também chamado memorial de Moises, onde ele avistou a terra prometida, Jericó, Jerusalém e Hebron. Deixo o nome de algumas cidades em torno ao Pisga, como perguntas, elas se encontram escritas em especial nos livros dos Números e Josué

Todas estas cidades estão muito próximas ao Pisga como podemos ver no Mapa em anexo:

Nome das cidades:

Beth Jeshimoth e Abel Shittim nas montanhas de  Moabe.

Beth Peor,

Baal Meon, e Kiriathaim, Hesbon.

Nota: Tive a graça de visitar o Pisga, e acampar no memorial de Moisés no Monte Nebo (Jordânia) por 3 dias. Foram visitadas inúmeras cidades com sítios arqueológicos, que confirma hoje os dados bíblicos. A visão do alto do Pisga para o lado de Israel outro lado do Jordão é deslumbrante. A noite o clarão das cidades aparecia ao longe no horizonte, como Jerusalém, Jericó e Belém etc.

Fonte de Pesquisa:

KASWALDER, PIETRO, Mappe geografiche, Tavole cronologiche archeologiche e storiche. Sussidio per le escursione bibliche, Manuale delle Escursioni, pro manuscrito, Jerusalém 1991.

4885 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook