Uma janela sobre o mundo bíblico

Às mulheres usavam as dracmas como enfeite?



  • Pergunta de Vilma, Itapoa / DF
  • 31903
  • 24/03/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Parábolas |


Olá Vilma de Itapoa / DF!

O evangelista Lucas em seu evangelho registra três parábolas maravilhosas contadas por Jesus (Lc 15): a da dracma perdida, da ovelha perdida e a do filho pródigo.

Na Parábola da dracma perdida vem a resposta para sua pergunta.

A parábola retrata o cuidado diligente da mulher que procurou a sua dracma perdida em sua casa.

O valor da dracma

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? E encontrando-a, convoca as amigas e vizinhas, e diz: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que havia perdidao” (Lc 15,8-9).

Esta parábola nos mostra a moeda que se perdeu dentro de casa, talvez tivesse caído de maneira imperceptível. A dracma era uma moeda grega, de prata, cujo valor era semelhante ao do pagamento de uma diária do trabalhador na época de Jesus.

As dracmas como dote de casamento.

As mulheres casadas na época de Jesus, usavam na cabeça um enfeite especial: um tipo de grinalda feita de moedas valiosas estas moedas eram as dracmas que ela tinha ganhado na festa do casamento. Essa grinalda de moedas representava o dote da noiva e eram colocadas na cabeça da noiva no dia de seu casamento. Tanto ao representar as suas economias (por causa do seu valor) como, por ser o seu dote de casamento, essas moedas tinham um valor também sentimental, marcavam a festa do casamento.

Para uma mulher casada perder uma destas moedas da grinalda que sempre colocavam era vergonhoso e inconcebível. Assim a narrativa da parábola diz que a mulher da parábola acende a lamparina, varre a casa e a procura com diligência até encontrá-la. Tarefa que não era fácil porque o piso era feito de pedras irregulares vindas do lago de Genesaré e continham muitas frestas. No encontrar a moeda a mulher se alegra com as amigas, que sabem o valor de cada dracma…

Imagem da mulher da Párabola da dracma perdida.

31903 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook