Uma janela sobre o mundo bíblico

Lucas 10, o bom Samaritano. Este é o título escrito pelo editor de uma bíblia, de muitas bíblias, verdade? No dia da conversa de Jesus com o esperto na Lei o perfil do samaritano é estrangeiro, impuro, inimigo e pagão. Como impuro a pessoa de religião de Judá deve não se aproximar a menos de dois metros, na interpretação estrita, verdade. No texto de Lucas não aparece a palavra "bom" e eu estou maravilhado por esta "manipulação" do texto. Pode ajudar? Agradeço.



  • Pergunta de ATTILIO FAGGI, Belo Horizonte / MG
  • 1839
  • 06/04/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Bom Samaritano |


É verdade que os títulos que aparecem em muitas versões da Bíblia são expressão de interpretações variadas da palavra de Deus e não fazem parte do texto original. Há muitas discussões se é algo oportuno ou não tais títulos. De qualquer forma são convenções muito práticas, pois ajudam a localizar e focar no texto que se deseja. A mesma reflexão, em nível diferente, poderíamos fazer em relação às divisões propostas pelos capítulos e versículos, usados em todas as versões das bíblias que temos em nossas casas. Também esses elementos não são originais e, muitas vezes, a divisão não corresponde ao normal fluxo do texto. Mas é sem dúvida um recurso muito útil, principalmente em nível pastoral, pois facilmente localizamos qualquer texto da Bíblia, graças a capítulos e versículos.

Em relação à Parábola do Bom Samaritano, é um expressão muito conhecida, embora, como você corretamente menciona, não aparece literalmente tal título no história contada por Jesus em Lucas 10,25-37. Talvez poderíamos dar como título "Quem é o meu próximo". Mas sinceramente creio que o título "Bom Samartiano" não contradiz a mensagem bíblica, pois nos convida a prestar atenção na bondade desse personagem samaritano, que usa de misericórdia para com o homem espancado pelos ladrões. Todavia, concordo com o fato que é importante ter consciência que os títulos significam apenas uma indicação para a interpretação e não necessariamente contemplam toda a mensagem do texto.

1839 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook