Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde encontro na Bíblia a vida de Rufo, filho de Simão Cirineu? Dizem que Deus mostra a Rufo o motivo pelo qual Cristo pôs a mão no ombro de Simão na primeira esquina onde Cristo caiu com a cruz.



  • Pergunta de Antonio Marcos, itapetininga
  • 17703
  • 08/04/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Cirineu |


A história que você insinua faz parte da narração da Paixão de Cristo. O cirineu chamado Simão teria sido pego pelos soldados romanos para ajudar a carregar a cruz de Cristo, visto o estado de deboleza de Jesus. É apenas um detalhe que aparece nos 3 evangelhos sinóticos e postoriormente tomada pela tradição da igreja, principalmente na Via Sacra: V Estação (Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz). Em Jerusalém, hoje, toda sexta-feira se celebra, pelas vias da cidade antiga, a via sacra, parando em cada lugar onde supostamente aconteceu os fatos. O encontro de Jesus com Simão o cirineu é celebrado exatamente em uma esquina.

Aquilo que sabemos dos evangelhos sintetizo abaixo:

Mateus 27,32: ao saírem, encontraram um homem de Cirene, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz de Jesus.

Marcos 15,21: requisitaram certo Simão Cirineu, que passava por ali vindo do campo, para que carregasse a cruz. Era o pai de Alexandre e de Rufo.

Lucas 23,26: enquanto o levavam, tomaram certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la atrás de Jesus.

Como você pode ver, as informações são muito limitadas. E somente Marcos fala que Rufo era filho de Simão Cirineu. Depois não encontramos mais nenhuma notícia sobre esse personagem. Portanto é impossível responder qual é a biografia dessa pessoa, pois nada encontramos na Bíblia.

A menção de Rufo na carta de Paulo aos Romanos não confirma muita coisa. Paulo diz: "Saudai Rufo, este eleito do Senhor, e sua mãe, que é também minha" (Romanos 16,13). Alguns dizem que se trata do filho de Simão Cirineu, mas trata-se apaenas de uma hipótese, impossível de ser provada.

Cirene era uma cidade romana que se encontrava na atual Líbia. No tempo de Cristo, naquela cidade, havia uma colônia de Judeus e muitos, no período da Páscoa, iam até Jerusalém para celebrar a festa. É provável que Simão era um desses peregrinos que na ocasião da crucificação de Cristo se encontrava de passagem pela cidade.

17703 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook