Uma janela sobre o mundo bíblico

Significado de "Torá oral"?



  • Pergunta de Luci, Salvador / BA
  • 3339
  • 20/04/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Torah |


Olá Luci de Salvador / BA!

Em hebraico podemos dizer “Torah shebest peh”. Se aplica este nome “Torá oral” as tradições judaicas que foram entregues ao povo de Israel, de forma falada, juntamente com a lei escrita chamada Torá. Conforme a tradição e os ensinamentos judaicos a lei oral tem origem no acontecimento do Monte Sinai, com Moisés. Entretanto ela vai mais longe, passando por diferentes interpretações nas Escolas interpretativas da lei judaica, isto era comum já há um século antes de Cristo (escola Farisaica, escola dos Saduceus, dos Essênios no deserto do Mar morto etc.).

Um fato determinante ocorreu que estas interpretações foram escritas no Talmud seguindo quase que exclusivamente a orientação farisaica, influenciados pelo helenismo que estava espalhado no mundo de então.

Na época de Jesus, ele entrou em conflito aberto com a interpretação da Lei farisaica, a lei oral, que era chamada de tradição e Jesus condenou veementemente as formas com que os fariseus corromperam a interpretação da lei oral. Criaram artimanhas e subterfúgios e se desviaram da verdadeira pratica e do espírito da Lei de Moisés.

Consulta:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.914ss.

 

Imagem da Toré e seu leitor

 

3339 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook