Uma janela sobre o mundo bíblico

Queria saber por que foram retirados 7 livros do Antigo Testamento na Bíblia protestante, há algo nesse livros que comprometam as denominações evangélicas?



  • Pergunta de João Paulo, Catingueira / PB
  • 18049
  • 21/04/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Bíblia Católica / Bíblia Protestante |


Olá João Paulo de Catingueira / PB!

Esta sua pergunta é muito freqüente no portal. Existem já no arquivo dezenas de respostas, para a mesma pergunta feita dos mais diferentes modos. E só abrir o link, ao lado da página inical em assuntos tratados e clicar em Bíblia. Mas deixo uma resposta. Para facilitar sua compreensão.

Para começar devemos ter a compreensão que da Bíblia protestante não foram tirados nenhum livro, simplesmente foi pega a Bíblia Hebraica e seus livros aceitos e incluídos na Bíblia protestante. Foram rejeitados os livros do Antigo Testamento escritos em grego, e que os católicos aceitaram e colocaram em sua Bíblia. Os judeus, só incluíram em sua Bíblia os textos escritos em Hebraico, considerada língua divina, da palavra de Deus.

Como hoje estão as Bíblias católicas e protestantes?

As bíblias protestantes, contem os livros da antiga Bíblia Hebraica mais os livros do Novo Testamento totalizando 66 livros

As Bíblias Católicas contém os livros da antiga Bíblia Hebraica, mais os sete que eram escritos em grego e considerados deutero canônicos, de segunda escolha, e os livros do Novo Testamento totalizando 73 livros.

Concluindo:

- Para os protestantes, estes sete livros a mais que estão na Bíblia católica são considerados apócrifos, e não são colocados nas Bíblias protestantes.

- Para os católicos são considerados deutero canônicos, de segunda mão, mas que são inspirados, estão junto com os outros livros da Bíblia.

O resultado destas decisões tomadas no passado, e se irão comprometer as denominações evangélicas só o tempo dirá.

18049 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook