Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que JESUS não respondeu a Pilatos durante o interrogatório, quando este lhe indagou: O que é a Verdade? Pois segundo a Bíblia, JESUS permaneceu em silêncio.



  • Pergunta de Severino Lima, Paulista / PE
  • 17118
  • 11/05/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus |


Olá Severino Lima de Paulista / PE !

Fiz a leitura do julgamento de Jesus nos quatro evangelhos na parte do julgamento de Pilatos. A pergunta como fazes a respeito da verdade e o silêncio de Jesus aparece em em parte no evangelho de João. Ele emprega verdade porque para João esta palavra é significativa ao mundo helênico, onde ele escreve o evangelho. Verdade é uma palavra de cunho filosófico, que aparece 109 vezes no Novo Testamento se encontra 19 vezes no evangelho de João e 25 vezes em suas cartas. Encontramos ainda a palavra verdade na forma de adjetivo (verdadeiro) e na forma de advérbio (verdadeiramente). Entretanto a constatação que Jesus fez silêncio depois da pergunta de Pilatos “o que é a verdade”, é omitida em João. Talvez o motivo seja que ele está no mundo pagão que não conhece o Antigo Testamento, e que os sinóticos, embora não falem de verdade falem que depois da pergunta de Pilatos (nos sinóticos não fala em verdade) Jesus silencio: Marcos 15,4. Vamos conferir:

4Pilatos interrogou de novo; Nada respondes? Vê de quanto te acusam! 5 Jesus porém nada mais respondeu, de sorte que Pilatos ficou impressionado. (Marcos 15,4) Bíblia de Jerusalém.

O silêncio de Jesus, que causa profunda impressão a Pilatos, está cumprindo a profecia antigo tetamentária do Servo de Javé (Isaías 53,7)

“Foi maltratado, mas livremente humilhou-see não abriu a boca, como um cordeiro conduzido ao matadouro”( Isaias 53,7) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo: A resposta a partir dos dados que o evangelista Marcos nos fornece, do processo de Jesus perante Pilatos, faz com que os seus ouvintes, boa parte de judeus e que conheciam o Antigo Testamento, pudessem entender que em Jesus estava o filho de Deus, o Messias esperado e proclamado no Antigo Testamento 

 

Imagem: Julgamento de Jesus por Pilatos.

 

17118 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook