Uma janela sobre o mundo bíblico

No caso dos evangelhos escritos por discípulos e que não foram incluídos na sagrada escritura pode se dizer que eles se desviaram da verdade do evangelho?



  • Pergunta de Elosmani Lopes Sabino, São José do Rio Preto / SP
  • 1521
  • 27/05/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Evangelho |


Olá Elosmani Lopes Sabino de São José do Rio Preto / SP!

Perguntas semelhantes já foram respondidas no portal. De fato desde o início existiu uma preocupação de unificar os quatro evangelho em um evangelho apenas.  Nele estaria narrado o  nascimento de jesus, a vida publica, milagres, parábolas, ensinamentos paixão e morte. Até apareceu o chamado “Diatessaron de Táciano” (Segundo século). Com o surgimento de muitos evangelhos, e alguns com histórias fantasiosas de Jesus de sua infância foram oficializados e aceitos apenas 4 evangelhos, os que eram mais usados nas comunidades. Assim o evangelho de Mateus era o evangelho usado nas celebrações das comunidades de Jerusalém e ao seu redor. O de Marcos em Roma, o de Lucas na região de Antioquia e o de João na região de Éfeso. Penso que esta escolha foi muito importante, pois mostra como comunidades espalhadas no Império romano viviam os ensinamentos de Jesus.

Na pergunta falas que algum se desviaram da verdade. Este fato aconteceu, em especial no mundo de cultura grega onde o gnosticismo imperava, misturaram o ensimento de Jesus com práticas gnósticsa. Como aquela que se pode conhecer a Deus, usando apenas o intelecto o conhecimento.

1521 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook