Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o homem que, quando foi assasinado, arrancaram-lhe os polegares das mãos e os dedos dos pés? Onde está escrito?



  • Pergunta de Beatriz, Regente Feijó
  • 11634
  • 26/07/2010
Luiz da Rosa

O nome do personagem é Adonibezec (ou Adoni-Bezeque) e a passagem se encontra no livro dos Juízes, no primeiro capítulo, versículos 4 a 7:
4. E subiu Judá, e o SENHOR lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens.
5. E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.
6. Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.
7. Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.


A perícope fala da instalação em Canaã das tribos de Judá e de Simeão, através de uma guerra contra os cananeus, depois da entrata na Terra Prometida, depois da morte de Josué. Na luta pela região de Jerusalém, um dos líderes dos cananeus, Adonibezec, foge. Todavia é encontrado e lhe cortam os polegares das mãos e dos pés. Em seguida ele morre em Jerusalém.

Há alguma confusão no texto bíblico entre Adonibezec (Senhor da cidade de Bezec) e Adonisedec (Senhor da cidade de Jerusalém). A cidade de Bezec, a única que se conhece com este nome fica longe de Jerusalém, longe do lugar em que se combate. Provavelmente o autor confundiu os dois reis. De qualquer forma o nome do personagem, segundo o texto bíblico, é Adonibezec (Adoni-Bezeque segundo a Almeida).

11634 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook