Uma janela sobre o mundo bíblico

O n° 666 é Neron Kaiser conforme o hebraico o quinto Imperador Romano. O que vocês pesquisaram sobre os números no Apocalipse?



  • Pergunta de João Batista Alves, sacramento / MG
  • 10425
  • 11/06/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Nero |


Olá João Batista Alves de Sacramento / MG

Existem muitos estudos para entender a numerologia na Bíblia e os números no apocalipse. De fato encontramos muitos números no texto do Apocalipse, o mais conhecido é o numero 7: as sete cartas as Igrejas, as sete bem-aventuranças, as 7 estrelas, os sete anjos, as sete taças, as sete trombetas, as sete pragas, etc..

Estudos do significado da Besta pela Gematria.

Para entender o apocalipse é preciso saber que o hebraico antigo (como o grego e outras línguas antigas) não tem um conjunto diferente de caracteres para indicar números, mas servem apenas as letras do seu alfabeto para representar números. Este fato fornece a base para a prática antiga de "gematria", em que os equivalentes numéricos de palavras e nomes são calculados.

Vejamos como funciona a gematria hebraica:

O estudo da gemeatria judaica vem esclarecendo dúvidas a respeito dos números que aparecem no Apocalipse.

A idéia básica é que cada palavra tem um número associado a ele, obtido somando o equivalente numérico de cada letra da palavra. Isto é mais comum feito com nomes, assim cada pessoa tem um número, o valor numérico do seu nome. Existem várias maneiras de atribuir números às 22 letras do alfabeto hebraico, mas o sistema mais utilizado é o seguinte:

alef = 1; beth = 2; gimel = 3; dalet = 4; he = 5; waw = 6; zain = 7; heth = 8; tet h= 9; yod = 10; kaf = 20; lamed = 30; mem = 40; nun = 50; samekh = 60; ayin = 70; pe = 80;  sade = 90; qof = 100; res = 200; sin = 300; tau = 400.

Por exemplo, o nome de "David" tem um valor de 14 em hebraico (uma vez que é escrito dalet-waw -dalet, que é 4 +6 +4), veja Mateus 1,17 “Assim a soma das gerações de Abraão até Davi foi catorze...”

Então, quem é a pessoa cujo número é 666. Pode se dizer que é o imperador Nero?

As comunidades e os leitores da Bíblia ao longo da história fizeram muitas interpretações para identificar o número 666 com pessoas importantes e famosas. (Sempre estas pessoas representavam os inimigos). Vejamos algumas:

Alguns protestantes desde os tempos da reforma até hoje ligaram 666 com a figura do Papa. Acreditam que o anti Cristo seja o Papa Francisco. O consideram o número 666 a besta do apocalipse.

Politicos americanos ligados ao partido democrata associavam a besta aos presidentes Ronald Regan, George Busch.

Políticos republicanos associavam a John Kennedy, Bill Clinton ou Barak Obama

Apesar destas interpretações vistas à maioria dos historiadores bíblicos concordam que o nome da Besta é entendido como sendo o nome do imperador romano Nero, o maior "governante" bestial do primeiro século cristão, depois um segundo imperador Diocleciano.

Usando a Gematria hebraica podemos entender que o equivalente hebreu de "Imperador Nero é 666”. Em Ap 13,18, o famoso número da “besta do Apocalipse” é 666, que provém da soma das consoantes hebraicas (n + w + r + n + r + s + q) de KAISAR NERON: Imperador Nero, o grande perseguidor dos cristãos (100 + 60 + 200 + 50 + 200 + 6 + 50 (uso inverso conforme a escrita) = 666). Ou César Deus no grego.

O contrario do número sete que é perfeição o numero 6 significa imperfeição. E repetido 3 vezes o número 6, expressa uma total imperfeição e carência. Se trata de um número assintótico, sendo imperfeito ao infinito (6666666666666666)

Consulta:

RICHARD, PABLO, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996, pág.192ss.

BÍBLIA DE JERUSALÉM, Paulinas 1980, no radapé.

Imagem; Significado do Imperador Nero segundo a Gematria.

 

Imagem: Quadro cronológico dos imperadores Romanos

 

10425 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook