Uma janela sobre o mundo bíblico

Melquisedec! é maior que Jesus? Carta aos Hebreus 5,10 diz: sendo por Deus chamado "sumo sacerdote" segundo a ordem de Melquisedec!



  • Pergunta de Rogério, Rio Janeiro / RJ
  • 3779
  • 15/06/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Melquisedeque |


Olá Rogério do Rio de Janeiro / RJ,

Sabemos das controvérsias da carta aos Hebreus como sendo de Paulo, muitos autores falam que a carta foi escrita por um levita que servia o Templo de Jerusalém. Por este e outros motivos, se fala nesta carta de sacrifício e sacerdócio seja de Melquisedec ou de Jesus.

Autores diversos apresentam a carta aos Hebreu como uma alegoria do Antigo Testamento. (conf. alegoria: uma comparação muito bem descrita e elaborada). Os leitores por serem de origem judaica conhecem muito bem o funcionamento do Templo de Jerusalém, o culto e as funções judaicas do Templo. Este conhecimento vai servir para o autor da carta aos hebreus a explicar simbolicamente o que ainda não entendem: o papel único que exerce Jesus Cristo na obra de nossa salvação.

A alegoria na carta aos Hebreus apresenta ora semelhanças entre Sacrifício antigo e o sacrifício de Jesus, entre Melquisedec e Jesus, entre o sacerdócio de um de outro. Em todo o caso a diferença não esta em que Jesus seja semelhante a um animal degolado para que com seu sangue seja anualmente purificados os sacerdotes e o povo. Jesus se apresenta como uma pessoa livre manifestando o amor de Deus para seus irmãos e não demonstrando um Deus vingativo. Jesus morre na cruz substituindo os antigos sacrifícios de reconciliação como Deus.

Entendendo assim a trajetória de Jesus entendemos que Jesus não esteja submetido ao sacerdócio de Mequisedec, porque ele representa o sacrifício da Antiga Lei, realizada no templo de Jerusalém, um sacrifício que deveria ser refeito cada vez. O sacrifício de Cristo é único, salutar e uma vez para sempre. Desta forma supera todos os sacrifícios antigos, isto é não esta submetido ao sacerdócio de Mequisedec.

Concluindo:

O fato de Jesus ser sacerdote segundo Melquisedec, não desmerece o sacerdócio Levítico, considerando-o imperfeito, mas por ser formado por homens mortais, tinha que ser substituído por outro sacerdócio, por aquele que vive para sempre, cujo sacerdócio é eterno e suoerror a todos os outros.

3779 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook