Uma janela sobre o mundo bíblico

Preciso falar sobre o tema Lei do Vocacionado. O que é a Lei do Vocacionado?



  • Pergunta de Giselle Pereira, Itaúna, MG
  • 1355
  • 14/07/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Vocação |


Na Bíblia há algumas expressões que resumem uma lei específica, como lei do levirato, lei do talião... Mas não existe uma expressão "lei do vocacionado".

 

Vocacionado

Vocacionado é alguém chamado. De fato, em latim, "vocare" significa "chamar". Lei vocacionado poderia, portanto, significar a "lei" de alguém chamado. Se estamos falando de cristianismo, entende-se alguém chamado a seguir, quem sabe de forma mais radical, como um líder da comunidade, a vida cristã.

Lei significa, na visão bíblica, "ensinamento". De fato a palavra Torah foi traduzida como "lei" e perdeu muito o seu significado, pois graças a essa tradução temos a impressão de que os judeus do Antigo Testamento tinham uma vida regulada por um legalismo acentuado. Mas "Lei" é "Ensinamento".

Nesse sentido, você poderia falar sobre o "ensinamento" relativo ao vocacionado, a alguém que é chamado por Deus para desempenhar uma função especial, ou também ordinária, como somos todos nós (veja o tema "vocação" tratado aqui no site). Para tanto, um dos métodos que você pode usar é tomar exemplos bíblicos de vocação. Pode tomar os exemplos de Abraão, o pai da fé; Moisés, que encontrou Deus na sarça ardente e libertou o povo do Egito; Samuel, que não entendia que Deus lhe chamava; Jeremias, chamado desde o ventre materno; o Batista, chamado a anunciar uma nova era; os apóstolos; a vocação de Paulo, etc.

O texto, nesse link, pode lhe ajudar.

1355 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook