Uma janela sobre o mundo bíblico

De qual a cidade Jesus saiu quando estava indo para casa de Jairo?



  • Pergunta de Jônatas Queiroz , Betim /MG
  • 2469
  • 15/07/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jairo |


Olá Jonatas Queiroz de Betim / MG!

A resposta é controvertida, pois aparece no mínimo três nomes de localidades. Tudo isto indica um estado da questão complicado. Muitas questões que o texto nos coloca não estamos em condições de responder, apenas são indicações que podemos mostrar. As conclusões apresentadas são hoje em dia universalmente aceitas na exegese.

A expulsão dos demônios na região dos gerasenos, isto é nas vizinhanças da cidade de Gerasa é duvidosa. Está cidade esta na Jordânia oriental distante 55 km do lago da Genesaré. O texto de Marcos ainda coloca a dificuldade, não existia nenhum lago nas proximidade para justificar o afogamento dos porcos.

Mateus que escreve mais tarde sendo conhecedor da região coloca o lugar mais perto do lago de Genesaré, mesmo assim distante, o local seria Gadara, 10 Km do lago. Origines escrevendo acerca do fato coloca junto ao lago em Gergesa. Mas mesmo assim não resolve em definitivo a questão.

A arqueologia mais recentemente coloca a cidade de Kursi, as margens do lago de Genesaré como o local do acontecido da expulsão dos demônios.

Concluindo. A cidade que Jesus sai para ir a Cafarnaum seria a cidade de Kursi as margens do lago.

Consulta:

KASWALTER, PIETRO, Visita in Galilea e colinas de Golan, Introduzione storica e archeologica, pro manuscrito, Studium Biblicum Fransicanum, Jerusalém 1991, pág.90.

2469 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook