Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado da palavra murtas no livro de Zacarias?



  • Pergunta de Gui, Eldorado
  • 25313
  • 26/07/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Flores |


 Olá Gui de Eldorado / SP!

Origem da Murta.

Plantinha que resiste a altas temperaturas do deserto consegue sobreviver com pouca água, e quando alguém encontra uma planta de Murta no deserto, poderá ter a certeza que cavando neste lugar encontrará água. Também a Murta é usada como arbusto ornamental de grande beleza que serve como cercas vivas.

O sentido da Murta no livro de Zacarias.

A compreensão da planta Murta na visão de Zacarias se compõe de elementos monoteístas vindo das concepções mitológicas. Tudo indica das propriedades do arbusto, mostrando que as Murtas tenham raízes até as profundidades do abismo, para mante-las verdes e florescerem.

O texto de Zacarias 1, 8:

"Eu tive uma visão durante a noite. Eis: Um homem montando um cavalo vermelho estava parado entre as Murtas que havia num vale profundo; atrás dele estavam cavalos vermelhos, alazões e brancos." (Zacarias 1,8) Bíblia de Jerusalém.

O home do texto parado simboliza o anjo de Iahweh (versículo 11). Os cavalos com cavaleiros símbolos dos anjos inspetores do mundo. Encontramos esta imagem da visão dos cavalos, com seus cavaleiros, em número de quatro e com as cores: branco, vermelho, preto e esverdeado, no livro do Apocalipse, que reutiliza estas imagens. O número quatro lembra os pontos cardeais e que a ação destes cavaleiros atinge o universo.

A Murta no texto de Isaías.

Para Isaias, a Murta lembra a presença do Senhor com força eterna Isaías 55,13:

"Em lugar do espinheiro crescerá o zimbro, em lugar da urtiga (sarça) crescerão Mirto (Murta); isto trará renome para Iahweh, e um sinal eterno, que nunca será extirpado” (Isaias 55,13) Bíblia der Jerusalém.

25313 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook