Uma janela sobre o mundo bíblico

Alguns pastores dizem que, quando Deus libertou seu povo, saiu um povo misturado no meio.



  • Pergunta de Andre Sa Cavalcante, São Paulo
  • 1873
  • 13/08/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Êxodo | Historicidade |


Não conheço essa teoria e parece verdadeiramente estranho. Sabemos que Deus escolheu os hebreus, libertando-os da escravidão do Egito, terra para a qual tinham ido, graças a José, por causa da miséria que havia na Terra de Canaã, no tempo do patriarca Jacó.

Uma coisa que pode ser interessante é investigar e refletir sobre as dimensões do Êxodo, sobre os tempos, sobre a historicidade dos fatos contados na Bíblia sobre a saída dos hebreus do Egito. Há quem defende a ideia de que tenha sido uma família alargada ou um grupo de famílias, que do Egito veio na direção da Terra Prometida, mas não uma multidão, como às vezes diz a Bíblia.

Não temos certeza sobre a data de escritura das histórias contadas pelo Êxodo, mas parece que foi colocada no 'papel' muito depois dos fatos terem acontecido. Por outro lado, sabemos bem que no mundo semítico a tradição oral, a memória histórica é muito viva: a história é contada de pai pra filho, de geração a gereação, por séculos. Portanto não há por que duvidar do fato em si.

Com certeza foi um evento importante, que deu identidade ao povo, que o fez "povo de Deus". Mas não é fácil dizer quanto grande era esse povo e se tudo aconteceu exatamente como diz a Bíblia.

1873 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook